Uma das "fake news" mais problemáticas na medicina veterinária é a ideia de que as fêmeas precisam de pelo menos uma cruza ou gravidez para evitar doenças.
Estudos comprovam que quanto antes fizer a castração, menores as chances de desenvolver doenças graves. Se fizermos a castração antes do primeiro cio a chance de desenvolver o temido câncer de mama reduz em mais de 70%!
Cadelas e gatas não castradas podem desenvolver:
Riscos oriundos da gravidez e aborto
Piometria (infecção uterina com alto risco de fatalidade)
Brucelose (bactéria de pode causar infecções, aborto e infertilidade)
Tumor venério transmitido
Câncer de mama
Além de todas as doenças listadas acima, também há a responsabilidade posterior com os filhotes.
Dependendo do porte, uma fêmea pode ter mais de 10 filhotes por ninhada. São gastos com vacinas, exames, ração e cuidados médicos até a doação.
Isso tudo, se conseguir tutores responsáveis que adotem todos os pequenos. Uma grande quantidade de donos abandona depois que o "filhote bonitinho" cresce.
Por isso, a melhor forma de você cuidar de sua fêmea e evitar que mais animais sejam abandonados nas ruas é simples : CASTRAÇÃO!
Se você tiver qualquer dúvida sobre o procedimento, entre em contato comigo!
Abraços,
Dr. Rogério Coelho
#vetrjemcasa #veterinario #veterinaria #vetporamor #vetrj #vet24h #veterinariariodejaneiro #veterinarioriodejaneiro #veterinariofelino #felinosRJ #gatos #veterinariocanino #canilrj #caninos #cachorros #cachorrorj #gatosrj #veterinariorj #vetrio #saudeanimal #medicoveterinario #medicoveterinariorj #medicinaveterinaria #mitos #mitosmedicos #mvrj #rjvetdiagnostico #rjvet
Comments