top of page
Foto do escritorVetRJ Administração

Por que a língua dos gatos é áspera?


gato se lambendo mostrando a língua áspera

Diferentemente dos cães, os bichanos não costumam dar lambidas e, quando dão, a língua deles parece uma lixa. Então, por que gato tem língua áspera?



😝A língua do gato é áspera devido à diferenciação das papilas gustativas. Enquanto as humanas e as dos cães são redondinhas e moles, as dos gatos são pontudas, inclinadas e queratinizadas, deixando-as resistentes!


😜 Mais uma curiosidade: esses “espinhos” na língua dos felinos são retráteis, assim como as garras deles. Quando o bichano não está se lambendo, as papilas gustativas ficam “deitadas” e alinhadas sobre a língua.




Essa capacidade de retração do espinho faz com que os pelos que ficam presos ali saiam e sejam engolidos, formando as famosas bolas de pelos, que o pet pode vomitar ou eliminar pelas fezes.


👅A língua diferentona tem 3 motivos:


1) Limpeza

Eles são muito limpinhos: passam de 30% a 50% do dia tomando banho de gato. Com as lambidas, eles mantêm os pelos alinhados e livres de nós, além de retirarem toda a sujeira possível do corpo. A língua auxilia na retirada do excesso de pelo.


2) Melhora na circulação e saúde da pele

Ao se lamber, o gato massageia a pele com a língua, melhorando a circulação sanguínea. Isso deixa a pele e o pelo mais saudáveis. A lambeção também espalha melhor a gordura produzida pelas glândulas sebáceas, mantendo a pelagem mais brilhante.


3) Ajuda na alimentação

A língua áspera do bichano tem uma função primordial na apreensão do alimento. Nos gatos de vida selvagem, ela ajuda a retirar a pele da presa e a carne que fica presa nos ossos.



👉 Gostou do conteúdo?

Não esqueça de nos seguir no instagram ❤️





Comentários


bottom of page